7 DICAS PARA JOGAR A MESA FINAL

FT WSOP

Seja você um jogador habituado ou não ao mundo dos MTTs deve saber que a mesa final é um dos momentos mais críticos de qualquer torneio e, principalmente, onde está a maior fatia do bolo (leia-se dinheiro).

Dessa forma resolvi explicitar nesse post algumas dicas que você pode aplicar hoje mesmo no seu jogo para aproveitar os melhores spots possíveis da FT, sem desperdiçar suas preciosas fichas, buscando a tão sonhada cravada.

Se você quiser aprender mais sobre isso continue lendo esse post…

1- SEU STACK, SUA VIDA

Você jogou por horas aquele torneio com field gigante, sonha com a cravada todas as noites… agora não vai ser na FT que vai vomitar tudo de uma forma desnecessária, né? A melhor estratégia para uma mesa final é começar mais devagar. Imagine um prato de sopa quente onde você vai comendo pelas beiradas, aos poucos, sem pressa…

É bem provável que os blinds estejam altos e seu stack nem tanto. Por isso precisa selecionar muito bem os spots que deseja se envolver. A margem de erro para cometer deslizes na FT é muito pequeno. Portanto não perca seu tempo (nem suas fichas) jogando mãos marginais.

2- JOGADAS IGUAIS PARA SITUAÇÕES DIFERENTES

Independente do limite que você esteja jogando, precisa entender de uma vez por todas que uma mesa final é diferente de qualquer outro momento do torneio. E por qual motivo isso é importante? Porque esse simples pensamento pode mudar completamente a sua reta final. “Jogadas iguais para situações diferentes” quer dizer que por mais que você saiba que uma jogada é padrão no meio do torneio quando ainda restam 500 jogadores no field, na FT essa mesma jogada pode ser uma ação completamente equivocada.

E são vários os motivos pra isso… ICM, payjump, entre outros. Então preste muito atenção nos seus moves. Evite jogadas de alta variância para não jogar pelo ralo sua chance de uma boa premiação.

3- RASTREAMENTO DE OPONENTES

Quanto mais o torneio avança, mais afunilado fica, as premiações aumentam e a quantidade de jogadores diminui. Quando isso começa acontecer é primordial que você rastreie e monitore as ações dos seus oponentes. No momento em que você enfrentá-los saberá exatamente quem são eles, do que são capazes e quais suas tendências…

Em um torneio ao vivo, por exemplo, eu costumo buscar no Google o nome ou apelido dos adversários e ler algumas coisas sobre eles, além de buscar em sites de transmissão os torneios e mãos que eles jogaram ao vivo.

Online tudo fica mais fácil porque as informações estão mais concentradas. O seu Holdem Manager vale ouro. Todas as estatísticas e tendências dos vilões estão mapeadas, basta saber usar. Além disso você possui o sharkscope a sua disposição. Analise o gráfico, limites que o oponente joga, se é lucrativo, regular e mais um monte de informação valiosa que encontra-se lá. Você pode e deve ajustar a sua estratégia de acordo com esses dados. Por exemplo, um jogador que normalmente participa de torneios de $0,25 pode ficar extremamente pressionado e tight se estiver na mesa final de um $11.

No método Descomplicando o Poker 2.0 abordamos detalhadamente a melhor forma de efetuar essas análises.

Quanto mais informação você tiver disponível, melhor (se necessário pegue até o tipo sanguíneo do cara… hehehe).

4- ATIRADOR DE ELITE

Antes de se sentar para disputar a FT, tenha uma estratégia bem definida. Por exemplo, saiba quais serão os jogadores que você gostaria de enfrentar, quem vai evitar…

Obviamente quanto maior o stack do vilão menos pressão você consegue impor. E o mesmo acontece com os stacks curtos, chamados short stacks. Esses dois são os piores alvos possíveis.

O melhor cenário é aquele onde você mira nas pilhas médias de fichas. Nem grande, nem pequeno. Isso se dá pelo simples fato de que esse jogador provavelmente não terá um stack confortável para reagir contra você, nem será aquele player desesperado pela dobra.

Esse sim deve ser seu alvo principal.

5- JOGUE DE VERDADE, ESTEJA PRA JOGO!

Estamos cansados de ouvir em diversos lugares: “Aaah, reta final é o momento de jogar mais agressivo”, bla bla bla… Sim, é verdade! Mas isso não quer dizer que você precisa se tornar o maluco da mesa e acelerar todo mundo.

Com toda certeza isso não será lucrativo.

Precisamos jogar de forma agressiva? Sim. Mas antes disso, selecione os melhores spots. Por exemplo, dê mais raise que call. Jogar de forma agressiva é requisito básico para ser lucrativo no poker. É exatamente desse jeito que você vai conseguir deixar os seus oponentes pra trás e alcançar o top 3. Falamos mais sobre isso no próximo item.

6- MIRE NA LUA…

… se errar, você acerta as estrelas. Não me recordo o autor, mas uma mesa final de torneio de poker é exatamente desse jeito. Algumas vezes nem precisa ser FT para grande parte do field estar pressionado, não se movimentar e buscar apenas mais um degrau na premiação. Se jogamos poker pra ganhar dinheiro e sermos lucrativos, por qual motivo não buscamos os primeiros lugares?

O dinheiro que paga as contas no fim do mês não está na 27º colocação do SnG 180 players e também não se encontra no ITM dos MTTs. Por isso você deve jogar sempre para buscar a cravada. Com esse mindset correto você terá muito mais chances de resultados grandiosos.

Esqueça a história de jogar pra pegar ITM. Pensando no pódio, o máximo que pode acontecer é você continuar onde está.

7- TENHA CALMA E PACIÊNCIA

Existem dois lados da moeda. Tem o jogador que fica muito tight, mas também existe aquele “estrela” que pretende acabar com a FT logo nos primeiros 10 minutos.

Não, isso não vai acontecer. O seu sucesso em uma mesa final está diretamente ligado a sua paciência. Quanto mais nervoso e ansioso você estiver, mais decisões erradas vai tomar.

Não precisamos nos preocupar com a nossa posição agora. Não se desespere se estiver em 8º de 9 jogadores. Coloque suas energias para cuidar do seu stack e das suas ações.

Agora eu te pergunto… você gostaria de aumentar suas chances de obter a tão sonhada cravada em qualquer mesa final? Aumentar seus resultados através de um método passo a passo, que vai te mostrar o caminho das pedras para jogar um poker lucrativo? Conheça o curso Descomplicando o Poker 2.0 clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *