COMO AJUSTAR O EARLY GAME E AUMENTAR SEUS RESULTADOS NO POKER

Muitas vezes quando estamos em uma fase do nosso jogo com volume mais ‘pesado’ de torneios, boas retas finais e algumas traves, deixamos de lado alguns ajustes básicos em outros aspectos que fazem total diferença no resultado final, como por exemplo o early game.

Nesse artigo quero lhe propor uma reflexão aos números e a forma como conduzimos o nosso início de torneio.

A consequência de um early game ajustado e bem jogado é uma sobrevivência maior naquele evento. Se continuamos vivo do early game para o mid game, obviamente que a nossa chance de chegar em uma reta final aumenta drasticamente.

Por outro lado imagine um jogador que não tenha uma boa estratégia, não sabe a diferença entre cada uma das fases do torneio, não possui tamanhos de apostas ajustados  e joga sempre no mesmo ritmo. A tendência é que esse jogador fique pelo caminho muito antes das tão desejadas “retinhas finais”.

Então, você gostaria de aprender uma forma muito simples de identificar se o seu jogo está realmente equilibrado nos momentos iniciais de um torneio de poker?

Continue lendo esse artigo e descubra nas próximas linhas.

Existem atualmente diversas ferramentas que nos auxiliam no estudo e análise do nosso jogo. Quero destacar duas que podemos confiar, são gratuitas (ou pagas, se você quiser) e fáceis de utilizar.

Para o objetivo de hoje ambas funcionam perfeitamente. Então pra descobrir como você está se saindo no early game precisa apenas observar um único número. Isso pode virar a chave e mudar drasticamente seus resultados no longo prazo.

O número a que me refiro representa o percentual de vezes que somos eliminados nessa fase específica do torneio. E quando falo torneio pode ser MTT ou SnG, depende do filtro utilizado na sua busca.

LEIA MAIS

A primeira ferramenta é muito conhecida: o sharkscope. Para acessar basta clicar aqui ou então digitar na barra de endereços do seu navegador https://pt.sharkscope.com. O Shark tem uma versão gratuita e limitada, mas também possui outra que custa alguns dólares de assinatura com mais funcionalidades.

Para encontrar o que estamos buscando a versão gratuita já é mais que suficiente, desde que você não esgote todas as pesquisas diárias.

A segunda ferramenta é o Official Poker Rankings, site de registros de resultados do poker online. Para acessar basta clicar aqui ou digitar o endereço www.officialpokerrankings.com no seu navegador.

A utilização, tanto do shark quanto do OPR, é muito simples. Vou te mostrar a seguir o passo a passo para pesquisa dessa estatística em cada uma delas.

A título de exemplo vou utilizar um nick aleatório, de um jogador da Noruega que acabei de encontrar na minha mesa de um MTT no PokerStars.

NO SHARKSCOPE

Passo 1 – Acesse https://pt.sharkscope.com.

Passo 2 – Insira o nick do jogador que você deseja buscar como na imagem abaixo e em seguida clique em “Pesquisa Rápida”.
Sharkscope - Pesquisar Jogador
Passo 3 – Na tela seguinte você vai clicar na opção “Estatísticas” conforme mostrado e destacado na tela abaixo.
Sharkscope - Informações do Jogador

Passo 4 – Na tela de stats você vai encontrar uma série de informações úteis para análise do seu jogo. A que estamos procurando está destacada abaixo como “Finalizações Precoces (10%):”
Sharkscope - Early Finish

NO OFFICIAL POKER RANKINGS

Passo 1 – Acesse http://www.officialpokerrankings.com

Passo 2 – No menu localizado no topo da página clique em “Poker Ratings” conforme destacado na imagem abaixo.

Passo 3 – Na tela seguinte, no canto superior esquerdo, insira o nick do jogador que deseja buscar as informações e clique na lupa para buscar.

Passo 4 – Role a página para baixo até encontrar o quadro “MTT Avg Finish Percentage”.

Pronto! Você utilizou duas ferramentas simples e gratuitas para entender mais sobre o seu próprio jogo e, porque não, dos seus oponentes.

Agora vamos aos números.

Fique sempre atento a essa estatística. Como falei, ela representa o percentual de vezes que você é eliminado no início do torneio.

Aquele percentual entre parênteses (10%) que está sendo exibido tanto no OPR quanto no shark significa que o critério para se enquadrar em early game é de dez por cento field.

Isso quer dizer que se um torneio tiver 100 jogadores, os primeiros 10 eliminados serão incluídos na estatística de queda em early game.

A sua estatística real é o número que está fora dos parênteses. Siga os parâmetros abaixo para corrigir e ajustar o seu jogo.

SE O SEU PERCENTUAL FOR:


Maior que 10%

Muito alto! Provavelmente está “vomitando” seu stack em diversas situações. Esse tipo de stat encontramos naqueles jogadores malucos os micro limits, maníacos, que não sabem nem pra onde corre o baralho.

Entre 6 e 10% Ainda está alto. Deve estar jogando diversas mãos marginais e atolando todo o stack em spots de alta variância.
Entre 4 e 6% Razoável! Ainda tem alguns pontos a melhorar. Spots marginais e de supervalorização de mãos ainda estão presentes no seu jogo.
Abaixo de 4% Excelente. Esse é o ideal para que você não seja eliminado precocemente dos seus torneios.

Dica de Ouro: Verifique essa estatística periodicamente. Faça filtros de datas específicas. Por exemplo, compare o número em dois períodos diferentes: variância e fase boa. Normalmente quando estamos passando por um momento ruim no jogo o Early Finish tende a aumentar consideravelmente.

INDICADO PARA VOCÊ

Note que o fato de ter o Early Finish de acordo com o ideal, não é uma garantia de lucratividade.

Existem jogadores com stats acima do normal que são mega lucrativos. Ajustando o seu jogo você aumenta suas chances de ter melhores resultados.

Espero que você tenha gostado dessa dica. Mas continue lendo as próximas linhas para ter acesso a um novo conteúdo gratuito.

Supondo que você queira identificar a forma como tem jogado o early game ou até mesmo com que mãos você tem sido eliminado nessa fase. Qual a melhor forma de realizar essa consulta?

O Holdem Manager pode nos ajudar bastante. Porém muitos jogadores tem dúvidas quanto a sua utilização. Parece um software confuso, mas não é.

Por isso gravei um rápido vídeo ensinando exatamente como utilizar essa ferramenta incrível para analisar as mãos que você acabou “caindo” do torneio.

> Clique Aqui e Assista o Vídeo Gratuito Agora

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aqui embaixo pra gente conversar.

Se você acredita que esse artigo pode ajudar outras pessoas nos ajude a entregar nossa mensagem a elas.

Compartilha nas suas redes sociais ou copia o link dessa página e envie pros seus amigos.

GL GL GL nas mesas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *