COMO BLEFAR NO POKER? 7 DICAS PARA APLICAR BLEFES LUCRATIVOS

COMO BLEFAR NO POKER? 7 DICAS PARA APLICAR BLEFES LUCRATIVOS

Uma das maiores virtudes de um bom jogador de poker é saber exatamente qual o motivo de suas ações e como os adversários enxergam suas atitudes.

A maior parte dos iniciantes se preocupa muito mais no que eles tem na mão do que com outros fatores mais importantes, como: range percebido, sizes, posições, entre outros.

E tudo isso se agrava ainda mais nas situações que exigem uma análise mais detalhada de diversos fatores, como nos blefes, por exemplo.

Todos os dias nós vemos jogadores se colocando em situações desnecessárias simplesmente pela vontade de blefar (adrenalina, talvez) e deixando de lado o raciocínio lógico do poker e o entendimento da jogada em detalhes.

Nesse artigo separei 7 dicas pra você refletir e considerar em qualquer situação que você esteja blefando (seja um bluff gigante ou uma simples c-bet)

(não sabe o que é c-bet? assista 2 top vídeos gratuitos clicando aqui e aqui).

1- O JEITO MAIS FÁCIL DE VENCER UMA MÃO NO POKER

Para puxar um pote qualquer existem milhares de jogadas, sizes, análises… Mas no final apenas duas maneiras te levam a esse objetivo. Só é possível ganhar uma mão de poker através de 2 formas: tendo a melhor mão possível ou fazendo o seu oponente foldar (blefando).

Se você é o tipo de jogador que nunca blefa está simplesmente deixando que o baralho decida se você é merecedor daquele dinheiro ou não.

É claro que é possível ganhar algumas mãos tendo a melhor mão, mas isso vai ser bastante frustrante. Basta você observar quantas vezes você recebe uma mão realmente forte pré-flop pra descobrir que isso vai ser difícil acontecer frequentemente.

Basicamente, para o seu blefe ser bem sucedido você precisa apenas que o seu oponente não tenha uma mão de valor pra não lhe pagar (sim, quase nunca ele terá uma mão forte).

Falaremos mais sobre isso no próximo item. Portanto, nesse primeiro eu gostaria que você entendesse a importância dos blefes para a sua lucratividade. Quanto mais você jogar poker, os blefes devem aparecer com muito mais frequência.

Dica: calma… não estou dizendo pra você jogar 100% das mãos e blefar sem nenhum critério. Por enquanto apenas entenda a importância dessa ferramenta no seu jogo.

2- SE NINGUÉM TE PAGA, VOCÊ SEMPRE GANHA

Fold

Você já parou pra pensar que se ninguém paga o seu raise você sempre ganha? Parece muito simples esse conceito, mas vemos muitos jogadores optando pela dinâmica do jogo passivo, do limp, muitos flats e esquecendo que a essência do jogo é de fato jogar pra frente.

“É sempre melhor ganhar um pequeno pote do que perder um grande.”

Esse conceito é absolutamente indispensável em torneios de poker, onde a sobrevivência deve ser a missão de qualquer jogador.

Se você conseguir impor um jogo focado em puxar potes sem showdown, você vai resistir por muito mais tempo que os adversários. Os blinds podem subir a vontade, mas você sempre estará fazendo a manutenção do seu stack dessa maneira.

Então pra finalizar essa dica, mais uma vez pense nisso: Como eu posso perder essa mão se ninguém vai me pagar?

Para isso acontecer e seus moves se tornarem bem sucedidos é necessário encontrar o momento ideal e o adversário certo.

Dica: Utilizando algum tracker observe, por exemplo, a estatística de “Fold to Steal” dos vilões combinando com outras como “3-bet”, “vpip” e “pfr”. O ideal é que essa primeira stat seja maior que 70. Mas isso não quer dizer que você não ataque jogadores com um número menor do que esse.

3- BLEFE SEM INFORMAÇÃO É SUICÍDIO

Todo jogador bem sucedido não atira no escuro. Eles acumulam e filtram informações relevantes sobre os oponentes a todo instante.

O entendimento desse conceito é a chave para se tornar um vencedor no poker e transformar seus blefes em jogadas lucrativas.

Quando você simplesmente blefa, sem considerar conceitos e dados, está nada menos que tentando jogar um jogo de adivinhação.

Na prática você simplesmente clica botão no poker online ou coloca as fichas no meio da mesa no live. E na verdade todo mundo sabe que por dentro você estará rezando pelo fold do seu oponente, mas sem ter a menor ideia do que ele pode ter ou estar foldando.

Diariamente recebo dezenas de mãos para análise de jogadores de todos os níveis. O que mais me impressiona é a quantidade de jogadas sem sentido. E na grande maior parte das vezes quem jogou não sabe explicar “por que” jogou daquele jeito.

E aí deixo mais uma reflexão: “se nem você sabe o que está fazendo, como seu oponente vai entender sua jogada e foldar uma mão melhor que a sua?”.

O primeiro a compreender e acreditar na sua jogada é você. Se isso não acontece, nada dá certo!

Dica: Antes de tomar uma decisão (seja blefe ou não) pare e pense por pelo menos 5 segundos. Mesmo que a decisão seja óbvia algumas vezes encontramos uma alternativa muita mais lucrativa simplesmente por manter a calma, respirar e pensar.

4- O JOGO DOS ERROS

Toda a literatura do poker aborda esse conceito. Não vou me aprofundar muito nesse caso, mas vale a pena ressaltar e lembrar que é impossível jogar poker e não errar. Seja qual for o jogador, amador ou profissional, ele sempre vai cometer erros.

Mas a grande questão é que aqueles que cometem menos erros e principalmente erros mais baratos lucram (e muito) no longo prazo. O seu objetivo no poker baseado nesse conceito é não somente evitar cometer erros no seu jogo, mas sempre que possível induzir os seus adversários a cometê-los.

Simplificando: quando você tem uma mão de valor e o oponente paga com uma pior, ele comete um erro, perde dinheiro e você ganha.

Se tratando de blefe como é possível fazer o seu oponente errar? Simples. Basta você seguir a risca o conceito e fazer o seu oponente “foldar” uma mão melhor do que a sua ou que tenha bastante potencial.

Dica: se você vai blefar algum spot preste atenção para jogar a mão da mesma forma que você jogaria caso tivesse valor. Dessa forma você aumenta as chances do vilão realmente acreditar que está perdendo.

5- CONTE UMA HISTÓRIA

Sempre brinco que um jogador de poker deve ser um contador de histórias nato. No caso dos blefes isso se torna ainda mais interessante porque você vai realmente precisar fazê-lo acreditar em algo, em uma história. Se isso não acontecer existe uma enorme chance de dar merda não funcionar.

A indecisão leva ao fracasso. O ser humano é curioso por natureza. Quando não estamos seguros de nossas ações ou então quando não conseguimos fazer o oponente acreditar que ele está fazendo a coisa certa ao foldar determinada mão, plantamos uma ligeira dúvida na cabeça dele. E na dúvida… ele paga pra ver!

Não deixe seu adversário com uma pulga atrás da orelha nem confuso. Faça-o acreditar que você possui a melhor mão.

6- NÃO CONTE COM O FLOP

Flop Poker

A partir do momento que você começa a abrir mãos um tanto quanto marginais por steal, pra roubar os blinds e jogar de forma agressiva, não conte com a ajuda do flop.

Isso porque na grande maior parte das vezes ele NÃO vai te ajudar (nem seu oponente). E a todo momento eu vejo jogadores tentando aplicar uma estratégia de jogo mais solta pré flop e acabam “coxinhando” no flop, perdendo oportunidade de aplicar uma c-bet e puxar o pote de forma fácil e sem risco.

A combinação perfeita para aumentar o sucesso dos seus blefes e consequentemente sua lucratividade é: raise pré-flop + c-bet.

Clique aqui e assista uma aula gratuita sobre continuation bet.

Dica: Observe as suas estatísticas. Se o seu percentual de c-bet estiver abaixo de 40% você precisa ajustar urgentemente.

7- NÃO TENHA MEDO DE BLEFAR

Conheço muitos jogadores que sabem o que precisa ser feito mas na hora H por algum motivo não aplicam aquilo que deveria.

Normalmente isso acontece quando há algum tipo de pressão. Seja uma reta final, jogar contra um profissional, problemas pessoais ou qualquer outro fator.

Nosso papel como jogador de poker é não deixar que nada, simplesmente nada, interfira negativamente em nossa tomada de decisão.

Fatores externos não podem dizer o que temos de fazer ou não. É o nosso conhecimento que precisa ditar as regras.

Se você sabe que determinada jogada é lucrativa e ela vai te ajudar a ir mais longe no torneio, simplesmente faça!

Dica: O Curso Descomplicando o Poker possui um módulo inteiro dedicado ao MindSet de um jogador e também a Psicologia do Poker. Se for interessante pra você clique aqui e conheça mais desse método.

Gostou desse texto e deseja receber nossas notificações diretamente no seu facebook? Então clique aqui e cadastre-se em menos de 1 minuto. Confirmando sua inscrição vamos liberar uma aula especial e completamente grátis!

Espero que alguma dessas 7 dicas tenha sido útil para melhorar seu jogo. Agora me responde uma coisa: você conhece alguém que adoraria receber essas dicas?

Então me faça o favor de compartilhar isso com ela.

Você pode compartilhar no Facebook, Twitter, Google+ ou até mesmo copiar a URL e enviar pra ela por onde quiser.


E pra finalizar gostaria muito de saber sua opnião. Deixe um comentário logo aqui abaixo sobre o que você achou, como te ajudou e até mesmo com sugestões de novos assuntos.

2 Comentários


    1. Muito boa sua explicação,eu sempre tenho medo de blefar e acabo ficando sem fichas rapidinho,vou seguir seu consenho,obrigada.Abraços.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *