PLANEJAR E EXECUTAR SUAS METAS NO POKER EM 5 PASSOS

Não sei você, mas eu já me perdi muito em diversas tentativas de planejar e definir minhas principais metas no poker.

Quem nunca teve aquela sensação de colocar tudo no papel e no final do mês ver que não fez praticamente nada? Se sentir exatamente como uma barata tonta?

Muitos jogadores de poker passam horas e horas do dia só correndo atrás do prejuízo, sem perceber que seus resultados são limitados pelo tempo que ele fica dedicando às coisas que não tem valor para a sua carreira.

Recentemente fiz uma pesquisa por email com as pessoas que me acompanham e uma das perguntas foi: “Qual o seu maior problema ou dificuldade hoje que não te deixa ter resultados?”. A conclusão até agora é que 77% das pessoas responderam que não conseguem resultados por “falta de tempo” ou “por não conseguir colocar nada em prática”.

Mas como ter foco em 100% do tempo para atingir uma meta? Como saber se estamos de fato sendo produtivos? O que especificamente funciona para você e o que não funciona?

Melhor ainda, como eu consigo deixar tudo de lado e executar aquilo que planejei?

Talvez você esteja se perguntando por qual motivo um site de poker falaria sobre Como Definir Metas e Objetivos? Qual a relação?

Na minha visão esses dois temas tem total relação. Planejamento e produtividade são duas coisas que se aplicam a qualquer segmento de nossas vidas.

Segundo o livro “A Meta”, best –seller escrito pelo Eliyahu M. Goldratt sobre Definição de Metas e Objetivos, produtividade significa atingir suas metas. Em outras palavras, a melhor forma de mensurar se você está sendo produtivo ou não, é saber se você está fazendo exatamente aquilo que foi planejado.

Muitos jogadores, conheço até alguns profissionais, que não tem o costume de escrever suas metas e muito menos de mensurar se as suas ações estão realmente dando certo. De nada adianta você fortalecer seu jogo, usar as melhores estratégias, pagar o melhor dos treinamentos, se você não sabe o tamanho do resultado que isto está gerando.

“Quem não sabe para onde deseja ir, qualquer caminho serve.”

E  agora vou te mostrar uma das melhores formas de planejar e executar o que você quer. Eu mesmo utilizo e é o que me traz a maior parte dos resultados. Se trata de uma ferramenta simples que você pode começar a usar agora mesmo.

Então, se você quiser descobrir passo a passo qual o método capaz de fazer você planejar e executar suas metas tanto no poker quanto em qualquer área da sua vida em apenas 5 passos simples continue lendo este artigo.

O método que eu utilizo diariamente é chamado de Metas SMART, do inglês, Metas Inteligentes. Se não conhece, eu já te explico como ela funciona e como pode te ajudar.

É importante conhecer profundamente os conceitos de uma meta SMART. Por isso vou explicar o que significa cada sigla, quando usar e abordar alguns exemplos para que facilite o entendimento.

Digamos que você queira atingir um limite no poker online superior daquele que você está agora. Atualmente você está jogando sitngos de $0,25 e seu objetivo é atingir $1.

“S” de Específica (do inglês, Specific)

Esse é o primeiro passo. Você sabia que dizer apenas “quero subir os limites que eu jogo” é uma meta vaga e que não funciona? O grande problema dessa frase é que ela utiliza um discurso muito generalista. Aquilo que é especificado de forma correta tem muito mais chance de ser realizado do que algo geral.

Por qual motivo muitas pessoas que desejam emagrecer não conseguem perder peso? Por qual motivo a maior parte das pessoas sempre perde a briga do “comer ou não comer” um brigadeiro? Isso acontece pois o motivo pelo qual você não deveria comer o brigadeiro não é específico. Dizer apenas que deseja emagrecer é muito generalista. O correto pensamento seria: “Não vou comer esse brigadeiro agora porque daqui a 3 meses preciso entrar naquele vestido vermelho no casamento do meu filho.”. Pronto! Sua meta é específica, tem um excelente motivo e uma data para acontecer.

Logo o primeiro passo é utilizar algo bastante específico e não generalista. Esse é o primeiro conceito das metas SMART.

Quero dizer que você deve ser claro e específico quando descrever a sua meta. Não tenha medo de nada. Escreva exatamente e especificamente aquilo que você deseja. O papel aceita tudo!

Geralmente, perguntar “O que? Por que? Quem? Onde? Qual é?”, ajuda a construir esse primeiro passo.

“M” de Mensurável (do inglês, Measurable)

De que maneira será possível medir aquela meta definida?

Significa que sua meta deve ser possível medir. As perguntas que acompanham esse item poderia ser: “Quanto custa? Quantos? Baseado em que valor eu saberei que essa meta foi atingida?”.

No caso de medir alguém que definiu uma meta de emagrecimento para 3 meses seria chegar a conclusão que após a primeira semana se alimentando da melhor maneira possível e frequentando academia 4 vezes por semana, ela emagreceu 5kg. Fantástico!

Muitos jogadores de poker por não ter o hábito de se planejar, quando começam a botar no papel suas metas e objetivos, acabam não tendo muita noção das distrações e interrupções que circundam suas atividades. E, normalmente, não consegue controlar aquilo que fazem. Por exemplo, quando planejam o seu dia, acabam esquecendo-se de colocar que eles vão almoçar, escovar os dentes, caminhar ou dirigir de um lugar para o outro, fazer exercício físico, tomar um café e assim por diante.

Então, se determinou que vai atingir o limite X que é maior do que o seu, você precisa medir e saber se está na direção certa. Como foram seus resultados nos primeiros 10 dias? E no primeiro mês? Você vai precisar fazer alguma mudança na sua rotina ou estratégia para que seu objetivo seja cumprido?

Esse segundo passo é tão importante quanto os outros. Saber que você cumpriu determinado objetivo pode lhe trazer ainda mais energia para os próximos desafios.

“A” de Atingível (do inglês, Achievable)

Então o terceiro passo na definição de metas é que esta meta seja atingível. Por exemplo, é possível que você aumente os limites que você joga atualmente a ponto de atingir um bankroll suficiente para jogar um torneio de $215 dólares em 90 dias, levando em consideração que:

Há três anos você tem, consistentemente, os mesmos resultados negativos;
Não leu nenhum livro;
Você não estudou e sua qualidade de jogo sempre foi a mesma;
Não aprendeu nenhum novo conceito;
Não revisou nenhum torneio jogado;

Enfim, não mudou nada na sua estrutura;

Nesse caso, é possível aumentar de um mês para o outro 300% dos seus resultados? Resultados diferentes necessitam de atitudes diferentes. Eu diria que com uma atitude diferenciada você conseguiria, mas nesse cenário, talvez fosse muito pouco provável conseguir essa façanha.

Então para ajudar a encontrar a resposta sempre faça a seguinte pergunta: “Como que eu saberei se a meta foi atingida? Baseado em qual parâmetro?”

Aquilo que você deseja precisa estar alinhado com sua realidade atual. Se você ganha 10 mil reais por mês, não pode definir uma meta de economizar 30 mil por mês. O efeito de uma meta como essa pode ser mais desmotivador do que motivador.

Por exemplo, caso você esteja jogando torneios de $0,25, não coloque como uma meta ter um bankroll para jogar torneios de $11 dólares. Primeiro vá para o próximo degrau ($1), depois outro degrau ($2,5), depois outro e outro…

Não siga o exemplo da nossa presidentA, Dilma. Ela não possui uma meta, mas quando atingí-la pretende dobrar essa meta. :/

Relacionado: Tenha mais Tempo para fazer o que você realmente gosta!

“R” de Relevante (do inglês, Relevant)

Sonho e Realidade

Esse princípio diz que sua meta deve ser relevante, ou como alguns preferem dizer: realista. Relevante/Realista porque aquela meta deve fazer sentido para você e para o seu jogo. Por exemplo, de que adianta você ser uma fábrica de pão se a sua meta é vender 1000 sapatos no próximo mês? Óbvio, esse exemplo foi extremo. Mas isso acontece! Duvida?

Não sei se você sabe, mas a Budweiser, a maior indústria cervejeira do mundo e reconhecida como “sonho americano” feriu essa regra criando um parque de diversões. hehehe Isso mesmo!

Esse tipo de coisa geralmente acontece quando a empresa/pessoa perde completamente seu foco.

No poker isso pode ser muito bem observado e facilmente encontrado. Quantos amigos você conhece que definem metas atrás de metas para virar um jogador regular de torneios e quando você menos espera lá está ele jogando “um” spin&go?

Mas, CUIDADO! Ser relevante muitas vezes pode fazer você acreditar que está sonhando demais e que algo é impossível. Se pudesse lhe dar uma dica agora é nunca deixe alguém dizer que você não pode ou não é capaz de fazer alguma coisa.

Antes de detalhar o próximo item vamos fazer uma pausa pra lhe contar uma pequena história:

– Um jovem, negro e pobre, nascido no Havaí (Estado que nunca elegeu um presidente). Em um país cujos 43 presidentes da história nunca foram negros. Este jovem olha para sua família e amigos e diz: eu tenho um sonho, sonho ser presidente dos Estados Unidos.

Aí eu te pergunto: se você olhar para as metas desse jovem rapaz, você diria que essa meta seria atingível e realista? Pois então, Barack Obama venceu todas as barreiras e preconceitos e, aos 47 anos se tornou presidente dos Estados Unidos. Ou seja, se você tem um desejo ardente, avalie e reavalie sua meta, utilize do bom senso algumas vezes e não perca seu tempo com más influências, acredite em você.

“T” de Temporal (do inglês, Time to delivery)

metas-2016

E para finalizar, sua meta deve ter um prazo previsto. Não sei quando exatamente você vai ler este post, mas agora no momento que escrevo essa linha são 16:33h do dia 2 de março de 2016. Já passaram 2 meses e estamos começando o terceiro mês do ano. Se eu te perguntar quais metas você já realizou até aqui o que você me responderia?

Poucas são as pessoas que teriam respostas na ponta da língua. No caso de definirmos uma data para a conclusão das metas, esse prazo também deve ser relevante para o seu negócio, deve ser avaliado e dividido em tarefas interdependentes, como por exemplo: “subir de limite no poker online em 30 dias” pode não fazer sentido se você não tem tempo suficiente para se dedicar 10 horas por dia. E, talvez, demoraria 2 a 3 meses para atingir essa carga horária com a sua atual.

Por isso dê um prazo realista para sua meta. Não seja seu próprio enganador.

Se você ainda não está com um papel e uma caneta do lado, pegue agora! E neste papel escreva EXATAMENTE quando você terá esta meta com status “concluído”. Uma coisa é você querer vender 10.000 produtos até o final do ano, outra coisa é você querer vender essa mesma quantia até o final do mês, tem toda a diferença.

Colocar um limite para que a sua meta seja realizada estimula você a ser criativo e dar um jeito de concluir dentro do prazo. Caso esse plano fique solto, ele pode ficar se “arrastando” por anos atrás de anos. Por exemplo, supondo que você queira emagrecer 20kg. Só isso não é capaz de colocar seu cérebro e hábitos pra correrem em direção desse objetivo.

Agora, emagrecer 20kg até dia 30 de julho faz muito mais sentido.

Como acredito que todo jogador de poker é um empresário do seu próprio jogo, para ilustrar este 5º passo, copiei um trecho do artigo “Uma tarefa sem prazo é uma tarefa que nunca será feita”, escrito por Jeremy Wright:

“Existe uma coisa do mundo dos negócios que é importante ser aprendida cedo por um empreendedor: “O trabalho se expande para preencher o tempo disponível para ser concluído”. Isso é conhecido como a Lei de Parkinson e significa que prazos nos motivam.

Sem prazos, o esforço para completar uma tarefa é superestimado ou ignorado. Com isso, o empreendedor fica enrolando ao invés de sentar a bunda na cadeira e fazer o projeto sair.

Quando um prazo razoável é definido, ele cria uma referência psicológica. No fundo de sua mente, o empreendedor sabe que se deixar passar aquele prazo será necessário assumir o erro e explicar para os outros membros da equipe o porquê daquela tarefa não ter sido feita. Isso é uma experiência vergonhosa e desconfortável.

Use prazos a seu favor e nunca aceite a mentalidade “Vou fazer isso quando tiver tempo”. Como Parkinson nos lembra, uma tarefa sem prazo nunca será feita.”

Uma boa dica é compartilhar suas metas com outras pessoas. Por exemplo, chame sua namorada e diga exatamente o que você planejou e quando terá o resultado final. Algumas vezes as pessoas podem até te ajudar a fazer acontecer.

Desta forma espero que tenha ficado claro a importância de fazer o planejamento bem estruturado.

Mas, veja bem, não faça como a maioria. Isso não deve parar aqui. Escrever as metas é só o primeiro passo e representa somente 10% do esforço do seu projeto. O mais importante vem depois disso que é a execução com foco que fará seu sonho se tornar realidade, trazendo resultados práticos para o seu jogo e sua vida pessoal.

O próximo degrau da escada é sentar (ou tirar) a bunda na cadeira e fazer acontecer.

Se quiser mais uma excelente dica para não deixar que isso fuja da sua cabeça, estude e aplique os Segredos da Alta Performance com bastante dedicação para otimizar a sua execução, ou seja, trabalhar com foco e ritmo. Se você ainda não conhece os Segredos da Alta Performance aproveite agora para descobrir como aumentar sua produtividade e ter mais tempo para sua família e para fazer as coisas que você realmente quer.

É isso aí, defina suas metas e objetivos, coloque as técnicas em prática, esteja preparado com as ferramentas do jogo e vamos pra cima!

Aah, você gostou mesmo desse texto? Faça essa mensagem chegar mais longe e atingir mais pessoas.

Compartilhe com seus amigos!

E se você quiser compartilhar conosco sua experiência deixe um comentário aqui embaixo.

Vou adorar saber se o texto te ajudou ou como estão seus planejamentos no poker e na vida. 🙂

6 Comentários


  1. Boa noite Gabriel,
    Ainda é possível no field de hoje ser lucrativo ou pelo menos fazer do poker um hobby lucrativo?

    Responder

    1. Carlos, tudo bem? Obrigado pelo comentário. Sem dúvida alguma, sim. É absolutamente possível se tornar lucrativo atualmente no poker. Mas pra isso você deve estar preparado e se atualizar dia após dia. Grande abraço!

      Responder

  2. Gabriel, parabéns pelo conteúdo e trabalho!
    Admiro o seu trabalho! Blog top! Conteúdo que faço questão de compartilhar com amigos…
    Abraço!

    Responder

    1. Pow, Marcelo, fico extremamente agradecido pelo seu feedback. É isso que importa e me faz continuar com o trabalho. Espero sempre poder compartilhar conhecimento e ajudar pessoas a buscarem melhores resultados nesse jogo. Grande abraço e GL sempre, amigo! 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *